motivar a equipe

Trabalho em equipe – Como motivar seus funcionários a trabalharem em equipe

Trabalho em equipe – a melhor e talvez a única maneira de se chegar a soluções sustentáveis em todos os ambientes e situações onde mais de uma pessoa se faz presente. O esforço comum em um grupo de pessoas inegavelmente tem força, e, certamente, ampla capacidade de mudar o que não está bom. 

Além disso, é também a chance de alcançar o patamar mais desejado de performance em uma empresa, ou seja, a excelência. Sendo assim, uma equipe unida e acima de tudo motivada define o posicionamento desta organização no mercado, principalmente enaltecendo a marca.

Entretanto, dentro de um grupo de pessoas, o qual se pode chamar equipe, circula a troca permanente de conhecimento para um fim específico que é cumprir metas.

Os pilares essenciais no trabalho em equipe

O bom relacionamento entre pessoas depende, além da postura individual perante a equipe, deixar sempre prevalecer valores como:

  • Respeito;
  • Confiança;
  • Ética.

Envolvendo ainda o comprometimento de cada um.

Preservar a harmonia e instigar a inovação, inclusive incentivando a participação de cada um (indiferente de cargo) com ideias deverão ser premissas sobressalientes. Afinal, estamos em uma nova década, e essa será a sequência de anos em que mais se valorizará o trabalho em equipe. 

Em suma, cada pessoa que desejar reconhecimento profissional, porém, se ainda não tem a habilidade de trabalhar em conjunto, este é o momento de se enquadrar no perfil.

Motivação como tônico na equipe

É clara a essencialidade da motivação para unir e fazer crescer o trabalho em equipe. Logo, além de caber com mais ênfase, ao líder ou líderes dessa equipe, criar meios e mecanismos para mantê-la motivada, reserva-se ainda a cada um, buscar a automotivação.

Mas como motivar pessoas para trabalharem em conjunto?

Sem dúvida essa tarefa é uma das mais desafiadoras tanto para a liderança como para cada indivíduo da equipe. Portanto, via de regra, e conforme os valores da empresa, coisas como:

  • Apoio e oportunidade para que o colaborador se desenvolva, seja através de treinamentos ou de feedbacks, serão primordiais.

Além disso, é relevante manter a comunicação assertiva na organização, evitando ao máximo “ruídos” e desencontros de informação. Paralelamente é importante também manter normas, metas, objetivos explícitos e claros, no entanto, considerando a perspectiva individual de cada membro da equipe. 

Em suma, cada pessoa precisa saber o que dela se espera (enquanto parte dessa equipe) e o que acontecerá, caso não se adapte ao trabalho em grupo. Como podemos perceber, motivar uma equipe é algo inacabável e que sempre terá novos desafios!

Por fim, podemos resumir que o maior entusiasmo para a motivação de um grupo, pode ser encontrado nas palavras de Ayrton Senna:

Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!”