Senha perdida

Saiba como se vestir para uma entrevista de emprego

Carreira

Vestir-se de forma adequada para uma entrevista de emprego já é um pré-requisito essencial para se destacar e conseguir a vaga. A forma que você se apresenta é tão importante quanto sua experiência profissional ou um currículo completo.

A tão falada “primeira impressão” é determinante no contato entre o recrutador e o candidato ao emprego. Ela pode contribuir para construir uma relação imediata de confiança ou prejudicar o seu desempenho na disputa pelo cargo.

Escolher a roupa adequada

O mercado de trabalho tem mudado muito. A situação econômica do país, as reestruturações das empresas e a competitividade são alguns dos fatores com influência na forma de recrutar o trabalhador no perfil esperado.

Atualmente o uso de terno e gravata deixou de ser elegância para criar uma imagem de credibilidade, os recrutadores estão buscando por profissionais que se apresentem com o perfil condizente para a vaga que deseja ocupar.

O mais importante é conhecer a metodologia da empresa e como trabalham, como se apresentam os profissionais na função que desejar empenhar e adequar seu perfil de acordo com as exigências do cargo. Conheça dicas que vão fazer a diferença em sua apresentação:

 

1-Não desvie o foco da entrevista

O momento da entrevista é quando a avaliação de competências e habilidades do candidato são analisadas. Você precisa ser lembrado por aquilo que você sabe fazer, o papel que pode desempenhar na empresa, e não pela sua aparência. Evite uma forte exposição, com itens que desviem a atenção do entrevistador. Roupas com cores fortes, comprimentos estranhos ou muito informais, decotes farão com que o recrutador perca o foco. Também é importante se atentar ao uso de acessórios, bijuterias e maquiagem em excesso.

 

2-Adeque seu perfil

A melhor forma de saber se sua roupa é adequada é conhecer como se vestem os profissionais da empresa onde pretende trabalhar, especialmente na função em que está procurando. É comum ter empresas que tenham diferentes estilos.

 

3-Seja o vendedor da sua imagem

Os candidatos devem entender que eles são os vendedores de si mesmo. O momento da entrevista é quando podem mostrar o seu valor. Escolha uma roupa que gere segurança na hora de sua apresentação, e claro, que combine com a sua personalidade.

Sua imagem demonstra muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. As suas roupas são ferramentas para comunicação. Não esqueça! Na hora de seu produto, seja seu marqueteiro.

 

4-Não esqueça o básico

Não é demais reforçar que o comprimento da barba, corte de cabelo, das unhas, o estado de seus sapatos e roupas, pois compõem uma importante parte da sua imagem. É importante se atentar aos detalhes, o olho do recrutador será diretamente atraído para seu pronto fraco, utilizando como um ímã para o lado que você não deseja mostrar.

Higiene, asseio e cuidado também demonstram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem de sua aparência e das roupas que usa, como irá passar uma imagem de responsabilidade para assumir um cargo? Pense nisso.

5-O astral também conta

Você já identificou o perfil ideal para a vaga, procurou por uma roupa adequada no armário, checou cada detalhe no espelho. Ok! Então agora dedique um tempo para checar como está seu astral. A aparência de um profissional competente e bem-sucedido passa também pelo entusiasmo do candidato. Posicione de forma segura e positiva, com a confiança que você seja perfeito para a vaga.

Agora você está pronto para encarar sua próxima entrevista com todas as nossas dicas.

Até o próximo post!