Senha perdida

Iniciativas para o bem-estar de seus colaboradores

Empreendedorismo

Um funcionário que se sinta desconfortável no ambiente de trabalho ou doente, dificilmente irá trazer bons resultados. Embora pareça uma situação óbvia, é comum que algumas empresas cometam graves erros ao cuidar do bem-estar de seus funcionários.

 

Nem todo tipo de assistência é de obrigatoriedade das empresas, mas promover um ambiente que atenda ao máximo as necessidades dos colaboradores e apoie o estímulo à saúde e a construção de uma relação positiva podem transformar seus resultados.

 

As práticas que valorizam o bem-estar no ambiente de trabalho estão diretamente ligadas ao aumento de produtividade, há várias decisões que você pode tomar para mostrar a seus empregados o quanto você os respeita, acima de tudo, como seres humanos. Com base nisso, separamos sugestões para ajudá-lo neste assunto.

 

1-Eduque e encoraje hábitos saudáveis

Sua empresa está disposta a realizar alterações físicas em sua instalação? Então, porque não investir em um estacionamento de bicicletas ou um espaço para descanso.

 

Caso não seja possível bancar mudanças estruturais, uma ideia interessante é buscar parcerias e descontos com outros negócios ao redor, como academias ou restaurantes que fornecem um tipo de alimentação melhor.

 

Outra opção é organizar palestras incentivando seus funcionários a terem hábitos mais saudáveis, como orientações nutricionais, ou convidar um profissional especializado ao ambiente de trabalho para realizar atendimentos.

 

2-Controle os níveis de estresse

O mal do século é o estresse e a ansiedade. Uma boa maneira de combater este problema é evitar que os colaboradores realizem práticas que os levem a um controle excessivo sobre a execução das tarefas por partes dos empregados.

 

Quanto maior o número de pessoas que tem o poder de decisão sobre o próprio trabalho, maior tende a ser sua satisfação, mas também, colaborando significativamente para o estresse. Para que esta iniciativa obtenha sucesso, é importante fornecer treinamentos e informações para que seus colaboradores tomem as melhores decisões.

 

Além disso, as pessoas querem pertencer a algo grande, sentir que contribuem de forma significativa para isso. Ao se sentirem desta forma, não apenas se tornam mais dispostos a encarar os desafios futuros como também se mostram mais dispostos a suportarem qualquer tipo de pressão causada por demandas.

 

3-Implemente rotinas flexíveis

Auxiliar os colaboradores a lidarem com o balanço entre a vida pessoal e profissional é um grande desafio comum em muitas empresas. Afinal, nada deve impedir as pessoas de obterem sucesso em seus trabalhos e, ao mesmo tempo, conseguirem atender suas necessidades íntimas, como obrigações familiares, ou ter tempo para estudos.

 

A flexibilidade de horários não significa ser menos rígida como em outras empresas e sim dar às pessoas a chance de trabalharem à partir de locais onde estimulem sua criatividade e seu interesse nas realizações de tarefas, seja em uma cafeteria, coworking ou home office.

 

4- Ofereça espaços para relações pessoais

Ter um ambiente de trabalho onde colegas de uma mesma equipe, ou times diferentes, possam interagir com qualidade é de extrema importância, e tem sido cada vez mais uma prática comum dentro de empresas, sendo a área de tecnologia e as empresas como Facebook e Google grandes destaques com este tipo de iniciativa.

 

Incentivar uma parceria e relações de cumplicidade entre as pessoas podem ajudar a manter o ambiente mais leve e tranquilo, com uma carga emocional gerenciável, favorecendo, assim a disposição de todos com suas obrigações profissionais.

 

E você? Com a sua empresa, como se preocupa com o bem-estar de seus funcionários? Conte-nos sua experiência!

 

Até o próximo post!