O trabalho em equipe é uma necessidade enfrentada pela maioria dos profissionais, sendo uma tarefa que nem sempre é tão agradável quanto deveria ser, principalmente para as pessoas introvertidas. São eles que menos sentem vontade de demonstrar suas ideias para o grupo, mesmo que tenham um conhecimento aprofundado do tema. E pode parecer que não, mas para os extrovertidos pode ser um desafio o trabalho em grupo, podendo ter certa dificuldade em manter o foco. A seguir traçamos algumas estratégias funcionais para fazer o seu trabalho em equipe funcionar.

 

Como fazer o trabalho em equipe dar certo?

1- Identifique seu perfil

Recomendamos em primeiro momento, para todos os profissionais, identificar qual seu perfil comportamental dominante e compreender em quais situações você se sai melhor ou pior para assim conseguir trabalhar e melhorar as situações negativas.

Comece a observar, por exemplo, se você tem o costume de falar mais que o necessário e se prolonga muito, fugindo do foco do que realmente importa. Observe também se você se sente incomodado quando necessita falar para muitas pessoas e acaba se esquecendo de informações importantes por constrangimento.

2- Respeito o perfil de seu colega

Apesar de parecer óbvia essa dica é essencial. Extrovertidos e introvertidos precisam se respeitar. Normalmente quando os dois perfis têm que trabalhar juntos, um reclama do outro, mas nenhum dos dois se esforçam para fazer o trabalho funcionar. Mude esse quadro.

 

3- Não seja prolixo

Dica especial para os mais extrovertidos, a recomendação é tentar ser menos prolixo em seu discurso e mais profundo na argumentação. Ao socializar tanto é possível que percam o foco, e claro, a produtividade.

 

4- Tenha planejamento

Uma boa estratégia para os diferentes perfis trabalharem bem em grupo é estruturar qual deve ser feito e qual o prazo para cada atividade. Isto vai ajudar a manter a produtividade de ambos.

 

5- Pense no que vai falar

Para os introvertidos, a dica é estruturar com antecedência. Pense nas informações que precisa passar e qual o propósito do trabalho, de que forma você contribui para ajudar. Organizando tudo isso mentalmente, o risco de você só ficar observando – quando poderia estar ajudando – é menor. Com as ideias já estruturadas, sua comunicação fluirá mais facilmente.

Conte pra gente qual o seu perfil e se essas dicas te ajudaram.

Até o próximo post!