Você sente que por mais que você se esforce, ainda sim não consegue produzir o tanto que deseja?

Calma! Para tudo existe solução! Por acaso já parou para pensar em quanto tempo perdemos de trabalho por falta de organização? Não saber distinguir qual é a próxima tarefa importante a fazer ou onde está determinado documento?

É por isso que você precisa começar a se organizar no trabalho e aplicar métodos que podem mudar esse cenário para um ambiente de trabalho organizado. Desta forma você pode otimizar sua rotina de trabalho e também espaço. Confira 4 ações para aplicar em seu trabalho o quanto antes e começar a colher os frutos.

1- Criar uma rotina de limpeza no local de trabalho

Um fato é que ninguém consegue focar em suas atividades se estiver trabalhando em um ambiente desorganizado e sujo. Por isso que é necessário criar uma rotina de limpeza para cada colaborador.

Uma dica é definir o primeiro horário da segunda-feira para realizar essa tarefa. Esse será o momento onde todos focam em deixar o ambiente agradável para todos terem uma semana organizada.

2- Crie uma lista de tarefas

A lista de tarefas é um método bem conhecido quando falamos em organização do trabalho. É a forma como você vai organizar suas tarefas, definindo por prazos de entrega.

Uma ótima ferramenta para essa finalidade é o Trello, que já usa a metodologia Kaban, para ajudar a identificar qual o foco atual.

3- Defina as prioridades

Isso pode soar muito simples, mas a definição das prioridades de cada equipe dentro do ambiente de trabalho pode ser sua saída principal para potencializar a produtividade de todos.

Definir o caminho principal que a equipe precisa seguir vai ajudar a criar um padrão de organização, além de ajudar a economizar tempo.

4- Crie categorias para seus e-mails

Hoje em dia, os e-mails são um pesadelo para a organização no trabalho.

Diversos momentos do dia você precisa parar e verificar uma nova mensagem que recebeu. Por isso, é necessário criar uma série de categorias que vão te auxiliar no que realmente precisa ser visto com urgência e o que pode esperar para ser lido mais tarde.

Você pode criar uma categoria para “urgentes” para as mensagens principais que possuem relação com seu trabalho e outras como “ver ao fim do dia” e “promocionais” para ver quando estiver despreocupado e com tempo sobrando. Alguns webmails permitem que isso seja feito rapidamente, utilizando estrelas coloridas ou outros sinais, como o caso do Gmail.

Agora que você já sabe métodos eficientes de organização, coloque em prática e potencialize sua produtividade.

Até o próximo post!