Quando enviamos nosso currículo para uma vaga de emprego, será a primeira impressão que o recrutador terá de você. Nessa primeira fase, ele seleciona os melhores, por isso, separamos dicas importantes para melhorar seu currículo e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

1- Escreva as informações com cuidado para não ter erros ortográficos

Redija seu currículo com cuidado e atenção. Caso seja possível, procure uma pessoa capacitada (como um professor de português ou jornalista) para verificar a hipótese de erros de português. Aproveite a ajuda para elaborar uma mensagem direta, melhorando sua apresentação para o cargo.

2- Destaque o seu real diferencial

Mentalize que o recrutador recebe diversos currículos para analisar e, somente algumas deste serão selecionados. É necessário apresentar um diferencial, um motivo verdadeiro que torne você preparado para a vaga disponível. Deixe isso claro com uma mensagem direta.

3- Evite frases genéricas e não minta

Para conseguir um currículo melhor é importante remover frases feitas como “busco uma vaga no mercado de trabalho, numa empresa onde eu possa me desenvolver profissionalmente.”, e outras avaliações de si mesmo. Deixe para o recrutador avaliar sua personalidade. Não inclua cursos que não tenha feito e seu nível real de inglês, também retire informações supervalorizadas.

4- Coloque sua área de atuação de forma específica

Em sua área de atuação seja breve e coloque no que você trabalha. Por exemplo: Secretária, Relações Públicas, Comunicação e Marketing, Administração, Vendas etc. Seja direto e sem frases genéricas, isso pode atrapalhar o recrutador identificar sua profissão e empurrar seu currículo para o final da fila.

5- Insira suas qualificações de forma explicativa

Ao inserir suas qualificações, seja o mais descritivo possível para o recrutador realmente entender o que você fazia nas empresas onde trabalhou. Por exemplo: vendas – atendimento, abordagem do cliente, apresentação do produto e fechamento de vendas.

6- Cursos

Podem ser interessantes para o seu currículo todos os cursos que você fez, mas seja sucinto na apresentação dos mesmos. O nome da instituição do curso e a data da realização são suficientes. Por exemplo: Técnico em Informática na ETEC de São Paulo / Fevereiro 2016

7- Mantenha o padrão

É necessário manter seu currículo padronizado, os recrutadores precisam ler com facilidade as informações que procuram. Não tente inventar ou inovar no formato!

Agora que você já sabe como fazer.

 

Até o próximo post!