Um relacionamento sólido com seu chefe é capaz de harmonizar o ambiente de trabalhar, impulsionar os bons resultados da equipe e melhorar sua carreira. Para conquistar o chefe é necessário se mostrar proativo e de confiança. Líderes gostam de ser surpreendidos e valorizam funcionários que executem tarefas antes de serem solicitadas. Confira nossas dicas que vão ajudar na construção desse relacionamento:

1- Assuma o controle

Líderes normalmente possuem uma infinidade de coisas para fazer, dificilmente seu tempo será suficiente para lidar com tudo, por isso, eles esperam que os funcionários sejam proativos e não dependam deles para executar cada tarefa de seu trabalho.

Quando você é proativo e mostra que é capaz de realizar o trabalho e, ainda, auxiliar seu chefe em algumas tarefas, com certeza sua atitude será notada. Isso contribui não somente com o relacionamento, como também seu crescimento dentro da empresa e seu desenvolvimento profissional.

2- Avisar ao seu chefe quando estiver sobrecarregado

Ser proativo e assumir tarefas que, antes, não eram de sua responsabilidade é importante. Porém, é ainda mais importante reconhecer quando lidar com todas as suas obrigações se tornam um fardo e relatar ao seu chefe. Ele precisa saber como está seu fluxo de trabalho para te ajudar.

3- Seja pontual e sempre esteja preparado

Em seu primeiro dia de trabalho, seu chefe explicou tudo o que era necessário saber sobre as atividades das quais será responsável e as regras internas da empresa. Uma vez dito isso, ele espera que não seja necessário ficar repetindo. Tenha em mente suas obrigações e responsabilidades e as cumpra.

4- Contribua com o desenvolvimento do trabalho

Faça perguntas e sugira novas soluções, seja proativo. Seu chefe também espera que você aprenda coisas das quais não sabe sobre o trabalho por conta própria. Desta forma é possível demonstrar o quão interessado e envolvido está no trabalho. Encare essa busca de conhecimento como um investimento em sua carreira, afinal tudo o que você aprender será útil em desafios futuros.

Quanto maior seu conhecimento em seu trabalho, mais poderá dar sugestões ou questionar decisões, auxiliando o líder a desenvolver estratégias que melhorem os resultados de todos do time.

5- Ajuda seu chefe a ser um bom líder

Todo profissional tem o desejo de ser bom em seu trabalho, inclusive aqueles que ocupam cargos de liderança. Parte do sucesso de seu chefe depende de você e a equipe.

Chefes precisam de feedbacks. Essa é a única forma deles saberem como está sua gestão e auxiliar no engajamento de seus funcionários. Então, não tenha medo de falar abertamente com seu chefe e dar sugestões de como melhorar.

Lembre-se que para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo é necessário a colaboração de todos.

Até o próximo post!