Sem dúvidas a comunicação é importante em qualquer setor. Porém, algumas empresas dedicadas em preservar um bom relacionamento com seus clientes, acabam não dando a atenção que é necessária para a comunicação entre os colaboradores da empresa. Esse processo é de suma importância para o crescimento do negócio, visto que, quando a comunicação flui de forma clara, os funcionários começam a participar e podem tornar-se possíveis protagonista em mudanças e inovações que serão benéficas a todos que compõem a equipe.

Não existe uma receita de como criar um bom relacionamento entre os funcionários, é uma prática diária que levará a profundas mudanças na estrutura da equipe. Se você não sabe por onde começar, confira nossas dicas:

Não seja um chefe e sim um líder

Você sabe a diferença entre essas duas figuras? O chefe é aquele que apenas deseja intimidar e “mandar” em seus funcionários, enquanto o líder toma a iniciativa e é o que mais trabalha quando o assunto é se dedicar em algum projeto ou mudança. Os subordinados não o veem como um autoritário que apenas exige o tempo todo, mas como um aliado que trabalha em prol da organização e dos funcionários.

Estimule os pontos fortes dos seus funcionários

Tenha em mente que ninguém é bom em tudo, cada pessoa tem suas habilidades e características próprias que farão com que se destaquem em suas funções determinadas.

Cabe a você observar quais os pontos fortes de cada um, e se for o caso, remanejar a equipe para que todos tenham um desempenho satisfatório e, dessa forma, um ambiente de trabalho mais prazeroso para toda equipe.

Seja agradecido e dê reconhecimento

Se você quer melhorar a comunicação interna, o início deve ser dado a você primeiramente. Quem não gosta de ser reconhecido? Quando um subordinado se destaca em uma atividade ou participa ativamente de algum projeto benéfico para a empresa, ele merece ser reconhecido e valorizado, para que se sinta estimulado a continuar fazendo o bem que faz.

Ofereça uma plataforma social para seus funcionários se comunicarem

Incorporar uma forma de comunicação mais direta com toda a empresa fará com que seus membros conversem entre si, o que representa um passo grande para uma evolução melhor de projetos e até mesmo de trabalhos do dia a dia.

Se está pensando em alternativas para melhorar a produtividade de seus funcionários, a chave dessa mudança pode estar no relacionamento entre eles.

Aplique nossas dicas em sua empresa e nos conte qual foi a mudança!

Até o próximo post!