Encontrar uma vaga de estágio no LinkedIn é preciso que tenha em mente que talvez ela demore um pouco para aparecer. A questão é que quando ela surgir, há grandes chances de ela ser o estágio ideal para seu perfil. O LinkedIn é a maior rede social profissional, feita por relacionamentos, que levam tempo para se desenvolver e dar frutos.

Com o LinkedIn você tem a chance de criar uma reputação no mercado a partir do zero, é preciso que se crie aos poucos, construindo de forma progressiva.  Quer descobrir como? Preparamos um guia de conselhos para ajudar outros jovens a dar o pontapé inicial em suas carreiras com a ajuda da rede.

Cuide de sua imagem (literalmente)

Os jovens são familiarizados quando o assunto é rede social, vale a pena aproveitar essa habilidade para construir um perfil altamente atrativo para recrutadores. Diferente das outras redes sociais, você precisa criar um perfil que destaque seu lado profissional (sem camuflar sua personalidade).

Sua foto é fundamental para isso. Selecione uma imagem que realmente mostre quem você é, por isso não há problemas caso ela tiver alguma edição criativa.

Uma foto de perfil adequada garante até 21 vezes mais visitas ao seu perfil e 9 vezes mais pedidos de conexão, segundo estatísticas da rede social.

Revele seu lado mais original

Os recrutadores buscam os candidatos por palavras-chave no LinkedIn, por isso é fundamental preencher seu perfil com o maior número de informações possíveis sobre você.

Jovens universitários geralmente tem pouco ou nenhuma experiência profissional, mas isso não é problema, a dica é incluir intercâmbios, trabalhos voluntários, certificados, idiomas e trabalhos da faculdade que tiveram boas notas.

Um grande diferencial desta rede social é a possibilidade de mostrar sua personalidade. O LinkedIn é perfeito para contar que trabalha em um projeto de uma ONG, que toca guitarra ou já ganhou algum prêmio ou medalha. Esses detalhes não excluem a necessidade de falar sobre seu lado mais profissional também. Dê uma atenção especial ao campo de competências no perfil.

Acompanhe empresas e recrutadores de perto

Sonha em estagiar em alguma empresa? Siga sua página oficial da companhia no LinkedIn para ser informado sobre a abertura de vagas, além de conhecer melhor seus valores, sua cultura e sua rotina. Esses conhecimentos são valiosos em processos seletivos.

Caso tenha sido chamado para uma entrevista, analise com cuidado o perfil do recrutador na rede social e veja o que vocês têm em comum. Quando se encontrarem, podem bater um papo sobre experiências, interesses e conexões. Ajuda a “quebrar o gelo” e ainda pode te deixar com uma boa impressão.

Siga influenciadores – e se torne um

Um recurso que pode ser explorado para se inteirar das tendências da sua área é acompanhar os influencer do LinkedIn, personalidades do mercado que foram selecionadas pela rede social para compartilhar ideias sobre suas áreas de atuação ou sobre a carreira de forma geral.

Além de compartilhar conteúdos feitos por outras pessoas, também é essencial você escrever seus próprios artigos. Segundo dados do LinkedIn, produzir textos sobre sua área ou sua carreira, aumenta até 5 vezes o número de visitas no seu perfil, aumentando assim suas oportunidades.

Ainda não se conectou na maior rede social profissional?

Até o próximo post!