Como você avaliaria sua produtividade no trabalho em uma escala de 1 a 10?

É bom relembrar que não importa o quão produtivo você pode ser, sempre haverá oportunidades para melhorar e aumentar seu nível de produção.

Em primeiro lugar a pessoa necessita ser orientada por resultados. O restante se baseia em pensamentos, atitudes e estratégias que contribuirão a manter o foco e alcançar resultados mais visíveis.

Quem deseja aumentar a produtividade o experimente faz parte. Estratégias e métodos são testados com frequência para verificar se podem ser adotados ou descartados, dependendo da eficácia que eles proporcionam. Confira métodos já testados para você produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade.

 Planeje o seu dia na noite anterior

Antes de dormir, gaste apenas cinco minutos para planejar seu dia seguinte.

Liste todas as tarefas que deseja realizar e o que precisará fazer. Coloque as tarefas em ordem de prioridade.

Assim você poderá dormir mais tranquilo, sem que precise se preocupar ou lembrar de algo que terá de fazer no dia seguinte.

Liste as tarefas mais difíceis primeiros

Além de ordenar as tarefas por prioridade, procure posicionar as mais difíceis para serem realizadas no topo da sua lista.

Conforme o dia vai passando e as atividades mais desafiadoras serão eliminadas, o dia vai melhorando com uma agenda mais leve.

Identifique seus períodos de produtividade

Todos nós temos um período em que somos mais produtivos.

Algumas pessoas produzem mais pela manhã, outros a tarde e ainda tem outros que durante a noite e madrugada.

Identifique estes períodos e programe as tarefas mais difíceis para serem realizadas neles. Assim, no restante do dia, poderá executar as atividades mais leves.

Faça apenas uma coisa de cada vez

Se você tem várias tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realiza-las uma de cada vez.

Tentar ser multitarefas é um erro nesses casos, pois o trabalho pode até ser rapidamente concluído, mas poderá perder a qualidade e ter ocorrências de falhas no processo.

Na verdade, se você fizer apenas uma coisa por vez, o foco de cada tarefa será maior e aumentará a qualidade dos resultados, reduzindo o tempo necessário para realiza-las.

Agora você já sabe como aumentar a produtividade no trabalho sem muito esforço.

 

Até o próximo post!