Senha perdida

5 motivos para contratar uma empresa de consultoria de RH

Consultoria

Para obter presença no mercado, uma empresa necessita das melhores estratégias de gestão e uma equipe de recursos humanos que realize os objetivos e missão determinados. Nessa hora que uma visão profissional é fundamental e um dos maiores benefícios ao se contratar uma consultoria de gestão de RH.

Uma visão de fora pode trazer o que existe de mais funcional e moderno para gestão de pessoas. Além disso, propícia uma renovação completa de seus processos, proporciona novas alternativas e expertise em análises e diagnósticos do setor.

A consultoria será apta de avaliar sua equipe de acordo com métricas específicas de desempenho, analisar tarefas do cotidiano e indicar erros. Pode ainda buscar novas sugestões e abrir trajetórias inexploráveis em um dia a dia com pouco tempo disponível e muito trabalho.

Confira as principais vantagens que uma operação de uma consultoria de recursos humanos é capaz de obter para seu negócio.

1- Implementação de novas tecnologias de gestão

A gestão de pessoas é um trabalho complexo, que exige extrema atenção e cuidado, além do contínuo aprimoramento de processos. Certas ferramentas são capazes de otimizar o tempo de sua equipe e simplificar rotinas burocráticas como:

  • Gestão de banco de horas;
  • Controle de folha de pagamento;
  • Processos de demissão e admissão;
  • A quitação de encargos trabalhistas;

A automatização de processos burocráticos pode diminuir o volume de trabalho com essas tarefas além de ajudar a diminuir o possível erro humano nos controles de pessoal.

Para que (investimento) soluções tecnológicas sejam introduzidas com sucesso, é necessário realizar um treinamento para que ensine os funcionários a operarem o novo sistema, frisando na importância e vantagens que serão alcançados pelo uso da nova ferramenta.

Uma consultoria será capaz de realizar essa tarefa com sucesso e em um tempo muito menor se comparado às soluções internas.

2- Possibilidade de obter uma visão holística da empresa

Um time de consultoria será capaz de analisar a empresa como um todo e, fundamentalmente, a execução interna do RH e sua relação com os departamentos restantes.

Essa percepção do funcionamento de processos indica desvantagens e oportunidades a serem averiguados, pouco perceptíveis para os gestores que estão focados em seus respectivos setores.

É uma oportunidade de investir em uma visão sistêmica sobre o negócio e buscar soluções inovadoras e com baixos custos para melhorar a rotina de trabalho.

3- Estratégias inovadoras

Aplicar a psicologia atrelada à área de recursos humanos e seus processos de gestão de pessoas entrega excelentes resultados. Sempre existe ajustes que necessitam serem feitos na relação de colaborador e empregador.

Ao evoluir isso, a empresa colabora para conquistar e reter talentos, além de consideravelmente aumentar a satisfação dos colaboradores em seu trabalho.

Para um gestor de recursos humanos que também gerencia uma equipe pode ser complicado se manter atualizado sobre novas possibilidades. Vale a pena recorrer a uma consultoria para garantir que a empresa possa estar por dentro do que há de mais moderno no seu setor.

Dentre os benefícios mais importantes nesta área estão:

  • Um plano de remuneração por competências estimulantes;
  • Implementação de benefícios mais interessantes aos colaboradores;
  • Desenvolvimento de um plano de carreira moderno;
  • Um método bom para avaliação de desempenho;

4- O fim de dúvidas a respeito à Legislação

O Brasil tem uma legislação especificamente burocrática. São tantas regras para absorver que ficamos propensos a erros. Particularmente em momentos de discussões sobre as regas da previdência e legislação trabalhistas com alterações em normas de terceirização, no salário mínimo, no eSocial, etc. Essas são questões cruciais para área de recursos humanos.

Possíveis erros neste departamento podem gerar transtornos graves, com perca de oportunidades de bons negócios e prejuízos altos. Este é um risco que a empresa não pode correr, sob a possibilidade de afetar sua solidez.

Por este fato, lance periodicamente treinamentos de legislação ofertados por consultorias. A atualização em relação a esses temas atribui mais tranquilidade em não ter futuros problemas trabalhistas.

5- Vantagem de uma auditoria externa

Além de redefinir processos de baixa eficiência ou com erros, a consultoria de gestão analisa as práticas definidas no setor e chancela o trabalho da equipe. Refere-se de um seguro de que os projetos realizados foram checados e aprovados por profissionais alheios à empresa.

Simultaneamente é possível um método de auditoria interna pela à avaliação de consultores, para que o mesmo procedimento possa ser replicado por intervalos já determinados de tempo. Auditorias constantes aumentam a confiabilidade da empresa e seus resultados.

Ou seja, uma consultoria de RH deve ser vista como um investimento e uma oportunidade essencial para desenvolver a empresa.